quarta-feira, 20 de março de 2013

Civilização Romana

DIREITO
O direito foi uma das originalidades da civilização romana. Os romanos entenderam que a organização de um Império tão vasto e a integração dos vários povos na sua civilização só seria possível por meio de leis justas; nesse sentido, a lei mais importante foi a concessão da cidadania romana a todos os habitantes do Império.
As leis romanas caracterizam-se pela sua exatidão, firmeza e universalidade.
URBANISMO
Uma das características dos Romanos foi a sua preocupação com o Urbanismo: a distribuição das ruas, praças, monumentos, termas, sistema de esgotos, etc.


CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ARTE ROMANA




INFLUÊNCIAS


ETRUSCOS

CONSTRUÇÃO CIRCULAR

ARQUITECTURA DE ABÓBADAS

AQUEDUTOS


GREGOS

FORNECERAM-LHES MODELOS ARTÍSTICOS, LITERÁRIOS, FILOSÓFICOS E RELIGIOSOS.

OS ROMANOS NA ARQUITECTURA, ESCULTURA SEGUIRAM OS MODELOS GREGOS




0RIGINALIDADES

· Apesar de sofrerem influências os romanos também foram criativos, quer no material utilizado: tijolo, que se generalizou desde que se descobriu que era à prova de fogo, mas sobretudo com a descoberta do cimento e a utilização do mármore para revestir as construções e dava-lhes beleza.

· Na escultura, foram muito influenciados pelos gregos, mas também aí desenvolveram uma forma de escultura que se torna característica do espírito romano: a arte do retrato. É certo que tal forma de arte se iniciara na Grécia com Lisipo, mas o realismo absoluto é próprio dos retratos romanos.

  • Na pintura, os artistas romanos eram atraídos pelas cores e luz, além da perspetiva. Isto confirma o carácter ilusionístico da base pictórica e do mosaico.

CULTOS RELIGIOSOS

Os romanos eram politeístas e a sua religião tinha muitos aspetos em comum com a religião grega: adotaram muitas das divindades gregas, dando-lhes outros nomes, mas mantendo os mesmos atributos.
CULTO FAMILIAR:
O culto dos deuses fazia parte da vida familiar e social dos romanos: a nível doméstico, adoravam os Lares, deuses da família; os Penates, deuses das refeições; e os Manes, almas dos antepassados. O culto a estes deuses era praticado em casa e presidido pelo chefe da família. Na época do Império passaram a prestar culto ao imperador, erigindo-se templos em sua honra.

CULTO PÚBLICO –tinha ao seu serviço um corpo de sacerdotes:

· Os Áugures – interpretavam a vontade dos deuses;

· Os Pontífices – fixavam os ritos e o calendário dos “dias Nefastos”.

· As Vestais, mantinham acesa a chama sagrada

· No período do Império a religião tradicional passou a integrar o CULTO AO IMPERADOR

Sem comentários:

Enviar um comentário